domingo, 13 de fevereiro de 2011

OFICINA DE MEDITAÇÃO GRATUITA!

 

A meditação é a nossa tentativa de descobrir o nosso eu interior, um lugar além do funcionamento normal da mente intelectual. Quando experimentamos a verdadeira meditação tomamos consciência da nossa riqueza inesperada de qualidades divinas, como a paz e a alegria interior.

Meditar não é esvaziar a mente. Até porque fisiologicamente isso é impossível. O cérebro não pára de funcionar. O que acontece é o melhor direcionamento dos pensamentos. “Eles vêm e o praticante busca outro foco ou âncora. Pode ser a respiração, o movimento, um som, uma oração”, explica a professora Edna Bertini, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Veja um exemplo:

FOCO NA RESPIRAÇÃO: uma referência é a meditação do tipo zen, ou zazen, como os zen-budistas denominam a prática. Consiste em simplesmente sentar, inspirar e expirar. Embora os pensamentos fiquem pipocando, o praticante não os julga. Deixa-os ir embora.

A meditação proporciona vários benefícios à saúde. Por exemplo, o stress pode levar a problemas de aumento da pressão arterial e freqüência cardíaca. Quando praticada corretamente a meditação reduz o estresse e a ansiedade, proporcionando bem estar para o praticante.


SAIBA MAIS SOBRE A OFICINA:

"Sua fonte você” é uma reflexão seguida de uma experiência de meditação através dos quais pretende-se chamar a atenção para o potencial humano de resolver seus problemas, suas inquietações e entender  e suavizar seus sofrimentos tendo como base a meditação. Tudo começa mesmo é em nossa percepção e, por conseguinte, nossos sentimentos e atitudes serão lastreados nela. Somente acessando nosso eu superior, e nos religar a Deus é que conseguiremos buscar na fonte do universo (que está em nós) a serenidade que tanto precisamos para viver bem, sobretudo nestes atribulados dias de hoje. 

Cidinho Marques, trainee do Centro Chopra de Meditação (USA) e praticante de Raja Yoga, com cursos de espiritualidade na Índia, palestrante motivacional e pedagogo, discorrerá sobre o tema acima para um público de 60 pessoas.

OBJETIVO DA OFICINA:
A meditação é absolutamente necessária para aqueles que querem ter uma vida melhor e mais gratificante, com alegria e paz de espírito, auxiliando na promoção de saúde.

REALIZAÇÃO: Casa do Bem.

PÚBLICO- ALVO:
Profissionais, Portadores de Doenças Crônicas, e público em geral.

COMO:
Realização da oficina em um auditório ou sala, orientada por um orientador (Prof. Cidinho Marques e/ou Eliete Cipriani).

LOCAL:
Auditório do CEI-COC. Av. dos Holandeses, Q.31, Nº 10 , Calhau

QUANDO:
Todas às quartas-feiras, das 20 às 21 hs. 

CONTATOS:
(098) 8111-1450, 8106-6664, 3084-3868


INSCRIÇÕES:
Para garantir sua vaga basta preencher formulário clicando AQUI!


ou pelo email: clarearsaude@gmail.com

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Mais SEROTONINA e menos ADRENALINA ?



Que tal você produzir: mais SEROTONINA (que causa bem-estar) e menos ADRENALINA (que em excesso causa estresse, depressão e mais sensibilidade à dor)?

Quem medita ganha qualidade de vida, se eleva espiritualmente, tende a se tornar uma pessoa mais calma, paciente, bem-humorada e amorosa. Além disso, aumenta a energia vital e o bem-estar físico. E isso faz enxergar o mundo e a própria vida de outra forma. Por tabela, a meditação ainda beneficia as pessoas ao redor. Sua prática ajuda a abrir o coração para os outros, despertando a compaixão que trazemos dentro de nós. No mundo em que vivemos, estamos sempre em atividade. Mesmo nos momentos de lazer, enfrentamos trânsito quando vamos passar um fim de semana na praia, filas no cinema, caminhadas e exercícios aeróbicos na busca da boa forma. Quando se fala em atividade mental, o ritmo é frenético. Consumidos por trabalho ou estudo, ainda temos necessidade e interesse em ler livros, jornais, revistas, acompanhar os noticiários, filmes e entrevistas na TV, equacionar a agenda doméstica. Um pique que dura os 365 dias do ano. Não é à toa que a maioria de nós está sempre ansiosa, tensa, angustiada. Isso acontece não só pelo ritmo de vida que levamos, mas principalmente porque não encontramos tempo para nós mesmos. Preocupados com o mundo e as pessoas a nossa volta, com a competição do ambiente de trabalho, com a possibilidade de perder o emprego, a saúde ou mesmo a própria vida, somos vítimas de uma imensa insegurança física e emocional. Pior: conectados com tais demandas e problemas, nos desconectamos de nós mesmos e esquecemos o essencial, que é o cuidado com todas as partes de nosso eu.

Palavra dos médicos
O principal benefício da meditação é levar a pessoa a se centrar em seu próprio eixo. Os cientistas estão descobrindo que apaziguar a mente é o melhor remédio para combater o estresse e outros males de nossos dias, como hipertensão e obesidade. Ao reduzir o nível de ansiedade, a meditação vem sendo indicada inclusive pelos médicos. O cardiologista Herbert Benson, da Universidade de Harvard, um dos maiores pesquisadores americanos sobre o poder da meditação na saúde do indivíduo, afirma no livro Medicina Espiritual (ed. Campus) que 60% das consultas médicas poderiam ser evitadas se as pessoas soubessem usar a mente para combater as tensões.

O doutor Benson e outros pesquisadores analisaram pressão arterial, batimentos cardíacos, temperatura da pele e ritmo cerebral de alguns meditadores e constataram: enquanto medita, a pessoa consome 17% menos oxigênio e seu ritmo cardíaco cai dos habituais 60 bpm (a média de uma pessoa adulta em repouso) para apenas 3. Os pesquisadores descobriram também que durante a meditação o ritmo sanguíneo diminui em todas as regiões do cérebro, aumentando no sistema límbico, área que responde por nossas emoções, pela memória e pelos ritmos do coração e da respiração.

Nas últimas duas décadas, na Clínica de Redução do Estresse da Universidade de Massachusetts, nos EUA, foram monitorados 14 mil portadores de câncer, aids, dor crônica e complicações gástricas. Pesquisas ali realizadas revelam que, quando submetidos a sessões de meditação, esses pacientes reduziram o nível de ansiedade e diminuíram ou abandonaram o uso de analgésicos. Meditando, eles alteraram o foco de sua atenção e assim deixaram de sentir o medo de vir a ter dor, uma sensação que antecipa e aumenta a própria dor. Segundo os estudiosos da Clínica de Redução de Estresse, as queixas de dor caíram 40% em média, porque boa parte da dor é psicológica, nasce exatamente do medo de sentir dor. Por essas e outras, a meditação tem recomendação terapêutica em casos de fibromialgia (dores nos músculos e nas articulações), fobias e compulsões no Hospital da Unifesp, em São Paulo. Lá, pacientes deprimidos e ansiosos que meditaram durante três meses sob a orientação de instrutores indianos tiveram melhora em sua agilidade mental e motora.

Texto original da revista Bons Fluidos.
Saiba mais sobre Fibromialgia.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vamos refletir? A jornada da vida...



"Para mim os homens caminham pela face da Terra em fila.

Cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.

Na sacola da frente, nós colocamos as nossas qualidades.

Na sacola de trás guardamos os nossos defeitos.

Por isso durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes
que possuímos presas em nosso peito.

Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente nas costas do companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui.

E nos julgamos melhores que ele, sem perceber que a pessoa andando atrás de nós, está pensando a mesma coisa a nosso respeito.

"A vida é como jogar uma bola na parede:
Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.

Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma que você não esteja pronto a recebê-la.

A vida não dá e nem empresta; não se comove e nem se apieda.
Tudo que ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos."


Texto: Albert Einstein. Vídeo: Getty Imagens.