quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entrevista: sobre Terapias Integrativas e Complementares!


A Clarear fez uma entrevista com a Profª e Nutricionista Carolline Ramos de Abreu, responsável pela coordenação do curso de Terapias Integrativas e Complementares com objetivo de maior esclarecimento do mesmo!

1. O que são Terapias Integrativas e Complementares? São terapias que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. É uma abordagem ampliada do individuo trabalhando o corpo, mente e espírito.

2. Hoje as Terapias Integrativas e Complementares estão autorizadas no SUS e sendo assim, são estimuladas na rede pública. Qual a importância desse incentivo para a sociedade? Existe necessidade da construção de novas formas do saber/fazer cuidado em saúde, com destaque na atenção primária de forma a qualificar o cumprimento dos princípios do SUS em especial os princípios da INTEGRALIDADE (a atenção à saúde inclue tanto os meios curativos quanto os preventivos) e o principio da UNIVERSALIDADE (a saúde é um direito de todos). “A ampliação da visão do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente o autocuidado, exige uma co-participação do paciente,ficando ele mais envolvido passando a dirigir novos olhares para sua própria vida” como diz o médico Paulo Tarso Lima.

3. A quem se dirige o Curso de Terapias Integrativas e Complementares? Profissionais de saúde e áreas afins com interesse em trabalhar com Terapias Integrativas e Complementares.

4. Qual a importância dessa especialização para os profissionais da área de saúde e afins? Existe um aumento da demanda dos pacientes por profissionais que trabalhem na área de Terapias Integrativas e Complementares. Quando o profissional tem conhecimento de como estas terapias funcionam, ele percebe que é seguro e passa a trabalhar de forma menos fragmentada respeitando o ser humano em sua integralidade.

5. Como as Terapias Integrativas e Complementares podem auxiliar quem trabalha na área de saúde? Essa abordagem integrativa preocupa-se com todos os sinais e sintomas da pessoa, porque o corpo é um sistema fechado e todos os sintomas têm interação entre si. Trabalhando com esta concepção o profissional terá mais chance de realizar um tratamento eficaz obtendo resultados duradouros.

6. Quais são as principais disciplinas deste curso? Abordagem Quântica em Saúde; Dinâmica Bioenergética; Terapias Florais; Saúde e Espiritualidade; Gerenciamento de Estresse; Meditação e Saúde; Reiki; Massagem Terapêutica; Reflexologia; Auriculoterapia; Acupuntura; etc.

7. Qual a mensagem que a Clarear quer dizer para quem tiver interessado em participar do Curso? Invista em você, aprenda a se ver integralmente, aprenda a ter um olhar holístico sobre a pessoa atendida, sobretudo, perceba que a saúde depende da integração de quatro aspectos básicos: ser espiritual, ser físico, ser intelectual e ser emocional.

Para saber mais sobre Terapias Integrativas e Complementares clique AQUI!

...................................................................................................

Fale com a Clarear:

Fone: (98) 3084-3868 / 8707-4608

E-mail: clarearsaude@gmail.com

Twitter: @clarear_saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos adorar saber sua opinião e receber seu comentário!