terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A RODA DA VIDA: Aprendendo com os Hindus!


Fim de ano já chegou e nada melhor do que refletirmos sobre o ano que passou, nossas metas, passos, o que queremos daqui pra frente e como anda nossa vida... (?)

Já que nosso dia-a-dia é extremamente atribulado e o tempo parece passar cada vez mais rápido... pelo menos no fim de cada ano deveríamos parar e pensar sobre o nosso passado e futuro! Afinal somos mulheres, profissionais, mães, esposas-namoradas, filhas, cidadãs, amigas, irmãs... (ou homens, profissionais, pais...). Enfim, são tantas mulheres (homens) que vivem em cada uma (um) de nós que muitas vezes se torna complicado enxergar e administrar nossas prioridades ou estabelecer um equilíbrio nas nossas vidas! Sempre acabamos deixando de lado algum aspecto – importante – da nossa vida!

Desempenhamos múltiplos papéis e ainda temos que ter tempo de se dedicar a cuidar do corpo, da mente e do espírito. Uma verdadeira vida de equilibrista!

Pensando nisso, os hindus desenvolveram um sistema de auto-avaliação chamado Roda da Vida.

É um sistema composto por um círculo com oito divisões. Cada um deles está relacionado a uma esfera da vida considerada fundamental para a conquista do equilíbrio pessoal e, portanto, a felicidade.

A idéia fundamental é que façamos reflexões periódicas sobre cada uma destas áreas e assim fazermos um plano de ação para melhorar o que não está no mínimo satisfatório.

Cada esfera deve ser avaliada a partir da atribuição de uma porcentagem de 0 a 100% que reflita a quantidade e a qualidade dos investimentos a ela destinados nos últimos meses.

Segundo os hindus, as principais esferas da vida são: lazer, intelecto, saúde, vida financeira, amigos e família, trabalho, espiritualidade e amor.

Vamos pensar um pouco sobre como anda nossa vida?

1- Lazer: é o tempo disponível para fazer aquilo que dá prazer. Esta área refere-se a tudo aquilo que “recarrega as suas energias”, que relaxa, diverte e promove satisfação. Ou seja, responda: Você tem algum hobby ou atividade criativa?

2- Intelecto: são as atividades realizadas para o desenvolvimento intelectual. São os cursos, leituras, estágios, enfim, atividades que propiciam enriquecimento com informações que contribuirão para o seu crescimento.

3 - Saúde: os hindus consideram esta esfera como a mais importante, pois sem ela o restante não flui. Deve-se avaliar como a saúde física está sendo cuidada. É preciso fazer exames periódicos de rotina e, quando necessário, submeter-se aos tratamentos propostos. Neste item existe também a preocupação com a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos e com a prática de exercícios físicos.

4- Vida financeira: analisar se o rendimento financeiro é suficiente para suprir as necessidades de alimentação, vestuário, saúde e lazer de forma satisfatória, ou se a é motivo de estresse e preocupação a ponto de trazer desgaste emocional!

5- Amigos e família: avalie os seus relacionamentos observando se é possível contar com os parentes e amigos nos bons momentos e também nas situações difíceis... Reflita: Você tem amigos íntimos, com quem possa compartilhar quando precisa? Sua vida social está de acordo com o que você deseja?

6- Trabalho e carreira: verificar se a atividade profissional é interessante e traz satisfação, se o ambiente de trabalho permite crescimento, se possui desafios e oferece oportunidades de progresso na carreira a seguir. Pergunte-se: Você gosta do trabalho que faz? Tem evoluído dentro dele ou se considera estagnado?

7- Espiritualidade: deve-se avaliar se há paz interior, coerência de valores e força interna para suportar as dificuldades sem se desequilibrar. Questione-se: Você tem alguma prática que considere espiritual – mesmo que não seja ligada a uma religião formal? Essa prática é satisfatória para você?

8- Amor: considerar se o vínculo emocional e amoroso com o parceiro (a) é satisfatório. Vocês superaram as dificuldades presentes na vida a dois reforçando assim os laços afetivos? Você está satisfeita com o rumo da relação de vocês?

Nesse sistema hindu é desejável que todos tenham satisfação e atenção em cada uma das esferas. Quando não estamos focalizamos uma dessas áreas temos que gerar as mudanças necessárias para se atingir o equilíbrio desejado. Temos que analisar e refletir sobre cada área da vida, distinguir entre urgente e importante, praticar a atenção e o autocuidado, decidir avançar fazendo algo efetivo a cada dia.

Qual área da roda da vida de vocês que está precisando de atenção?

texto por Ana Carolina TCA (Psicóloga).





..............................................................................................
Fale com a Clarear:
Fone: (98) 3084-3868 / 8707-4608
E-mail: clarearsaude@gmail.com
Twitter: @clarear_saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos adorar saber sua opinião e receber seu comentário!