domingo, 27 de março de 2011

Guia americano de recomendações nutricionais para o combate à obesidade!



Lançado no início desse ano nos Estados Unidos, o Dietary Guidelines 2010 corresponde ao guia americano de recomendações nutricionais para uma vida mais saudável e para o combate à obesidade. Ele é a base de todas as orientações elaboradas para a América do Sul, inclusive do Brasil.

Má alimentação e sedentarismo são os fatores que mais contribuem para a epidemia de sobrepeso e obesidade, afetando homens, mulheres e crianças em todos os segmentos da sociedade. E mesmo na ausência de excesso de peso, dieta desequilibrada e inatividade física estão associadas a maiores causas de morbidade e mortalidade.

Co-fundador da FoodMinds, empresa de consultoria especializada em nutrição dos Estados Unidos, Bill Layden comenta outras normas do novo guia: “Incentiva-se apreciar a comida – ter prazer ao se alimentar é fundamental. Mas é preciso comer menos. E o envolvimento da família, da sociedade, do ambiente profissional no combate à obesidade também deve ser maior”.
Muitas das diretrizes do Dietary Guidelines já fazem parte das orientações dadas por nossos nutricionistas. Porém, alguns pontos são mais rígidos e precisam ser melhor trabalhados no Brasil

Confira a seguir as principais recomendações:

- Reduza a ingestão diária de sódio para menos de 2300mg. Para quem tem mais de 51 anos ou sofre de hipertensão, diabetes ou doença renal crônica, o consumo deve ser, no máximo, 1500mg. Segundo os especialistas, metade da população americana estaria na faixa de consumo dos 1500mg de sódio.

- Consuma menos de 10% das calorias diárias provenientes de gorduras saturadas, substituindo-as por monoinsaturadas e poliinsaturadas.

- Reduza a ingestão de calorias provenientes de gorduras sólidas e açúcares adicionados.
- Limite o consumo de alimentos refinados, especialmente os que ainda contêm gorduras sólidas e adição de açúcares e sódio.

- Aumente a ingestão de cereais integrais. Dê sempre preferência a eles!

- Controle a ingestão calórica total para gerenciar o peso corporal. Para as pessoas que estão acima do peso ou obesas, isto significa consumir menos calorias, aumentar a atividade física e reduzir o tempo gasto em comportamentos sedentários.

- Aumente a ingestão de legumes e frutas – metade do seu prato deve ser preenchido com esses alimentos.

- Aumente o consumo de vegetais, especialmente os coloridos (verde-escuros vermelhos e laranjas).

- Aumente a ingestão de leite desnatado e produtos lácteos light, como iogurte, queijo ou bebidas a base de soja.

- Aumente o consumo de proteínas saudáveis, com inclusão de peixe três vezes por semana no cardápio.

- Aprecie sua comida, mas coma menos sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos adorar saber sua opinião e receber seu comentário!