segunda-feira, 21 de março de 2011

10 práticas em prol do sucesso na sua empresa!


Quer ter uma empresa lucrativa, colaboradores, clientes e investidores felizes? Veja abaixo algumas práticas essenciais das empresas que são um sucesso.

1) Orientação pela (e para) Missão:
Tenha a missão de sua empresa como uma causa para seus proprietários e colaboradores. Que todo mundo saiba e vivencie esta missão. Ah, a sua empresa ainda não tem uma missão? Ainda dá tempo de fazer. Chame todo mundo numa reunião e aceite colaboração. Se você não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável! Lembre-se: se é para seguir adiante, aponte uma direção. Assim, todos ficarão mais comprometidos e saberão em que direção seguir.

2) Comunidade de Pessoas:
Invista nos relacionamentos, com clientes externos, internos, seus próprios colaboradores e parceiros. Ouça-os, faça reuniões periódicas, busque as motivações de seus clientes e contribua para que elas sejam satisfeitas através de sua empresa. Tenha em mente: Produtos vêm e vão! A unidade de valor hoje é o relacionamento com o seu cliente!

3) Estratégia diferenciada:
A empresa de sucesso se preocupa menos com a concorrência e mais com seus próprios diferenciais. Quais são os diferenciais da sua empresa?

4) Parcerias:
Fazer parcerias com outras empresas é fundamental. Reduz custo de operação, de publicidade e ainda dá mais visibilidade. Use e abuse das parcerias, mas lembre-se: relação ganha-ganha em parceria é fundamental. Não existe parceria que dure ou funcione quando somente um lado tende a ganhar! Um homem descontente não encontra posição cômoda! (frase de Benjamim Franklin)

5) Tentar o impossível:
Empresas visionárias conseguiram mais porque tentaram o impossível. Aliás, o mundo do sucesso é formando pelo que era impossível. Vide as grandes descobertas da Humanidade. Porque sua empresa irá ficar pra trás? Pense grande e corra atrás de cada idéia inovadora! Inovação distingue entre um líder e um seguidor. (frase de Steve Jobs).

6) Fazer o melhor:
Não fazer de menos, buscar a excelência e oferecer sempre um pouco mais. Fazer o melhor não é exceção, é regra. Todas as pessoas têm disposição para trabalhar eficaz e criativamente. O que acontece é que a maioria jamais se dá conta disso. (frase de Truman Capote.)

7) Educação continuada:
Se você acha que sabe tudo o que precisa para gerir sua empresa, está muito enganado. Invista em educação para si e seus colaboradores, continuamente. Só melhora quem pratica mais e aprende sempre. Participe de cursos, seminários, visite feiras e exposições, assine revistas, promova oficinas e workshops. A informação leva ao conhecimento, que leva ao sucesso. Já dizia Isaac Newton: o que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano!

8) Trabalhando com o cliente:
Claro que o cliente não pode jamais ser esquecido. Ele é a razão de ser da empresa. Busque o que seu cliente precisa, investigue, pesquise, informe-se. Ouça seu cliente, acima de tudo. Dê-lhe sempre um pouco mais do que ele poderia esperar. Tenha em mente que não é o empregador quem paga os salários, nem as contas da empresa, mas sim os seus clientes!
Outros pontos importantes:
- Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas sim uma postura a ser cultivada!
A qualidade é a nossa melhor garantia da fidelidade do cliente, a nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros.

9) Postura Extrovertida e com bom-humor:
O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior.
Uma empresa extrovertida, com funcionários bem-humorados reflete o ânimo de seus colabores e administradores, positivamente. É aquela empresa onde você sente alegria em trabalhar, o cliente sente alegria em comprar e a comunidade sente alegria em ter por perto.

10) Administrar profissionalmente:
Não basta ter uma idéia, uma noção sobre como dirigir uma empresa. A sorte aqui só contribui para quem sabe fazer, no mínimo, as funções básicas da administração: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar.  Se você quer que seus funcionários melhorem profissionalmente, você também tem que melhorar cada vez mais como empresário!

* Texto da: Zenaide Carvalho (empresária, administradora e contadora. Autora do livro “Como Abrir Sua Empresa, da Idéia aos Lucros”).
* Os títulos baseiam-se em artigo de Emerson de Almeida.
* Citações foram acrescentadas para melhor exemplificar aos nossos leitores e clientes!

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